Postagens populares

segunda-feira, 11 de abril de 2011

IAMPST-INSTITUTO AMAS DE PSICANÁLISE

Quem somos? O que Fazemos?
O IAMPSIT – INSTITUTO AMAS DE PSICANÁLISE E TERAPIA
Visa à transmissão do saber e do pensamento psicanalítico da contemporaneidade. É um curso que articula a teoria e a pratica Psicanalítica viabilizando a Formação de profissionais, capazes do exercício de sua prática.
O curso de Psicanálise é diferenciado de outros, pois a Psicanálise possui teoria e métodos específicos. A metodologia empregada no curso de Formação possui bases e princípios bem definidos, ou seja, o tripé da psicanálise teoria, análise pessoal e supervisão clínica.
1. A metodologia constará de: aulas Presenciais; Analise Pessoal, estudos de casos clínicos; pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo; socialização do conhecimento através de: discussão de filmes, peças teatrais, sob o enfoque analítico; grupos de estudo; e aplicação de técnicas individuais e em grupo que se fizerem necessárias.
Aulas presenciais O conteúdo será trabalhado em aulas expositivas; estudos de casos clínicos; pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo será contado o estudo em casa. A carga horária total de aulas é de 600 horas.

2- Análise pessoal A Psicanálise, enquanto teoria é fascinante e na vivência analítica esta teoria ganha vida, significado e compreensão. O psicanalista galgará êxitos ao atuar e trabalhar com as dores e conflitos de seus Analisandos quando tiver trabalhado e elaborado, em contínuo processo de análise, os seus próprios conteúdos. Por este motivo, a análise pessoal faz-se como requisito obrigatório em sua formação, pois seu desenvolvimento e desempenho, como futuro profissional, dependerão de sua construção psicoemocional. Neste sentido, o IAMPSIT, requer do aluno aspirante à psicanalista, o cumprimento de 60 horas de análise pessoal que, ao final do curso, deverá ser atestado por seu psicanalista, comprovando a quantidade de horas de análise realizadas.



3- Grupos de Estudo,
O grupo de estudos é uma pratica que, além de auxiliar os alunos na compreensão da teoria, enriquecerá a aprendizagem através do intercâmbio de idéias obtidas nas interpretações individuais, ampliando o campo de percepção de cada um. O IAMPSI propõe a formação de grupos de estudos, como atividade extraclasse, sem nenhum custo extra ao aluno. Para tanto, será agendado com o grupo, um dia da semana, no qual se reunirão com um analista que irá acompanhar e auxiliar na compreensão dos textos. Ao todo, serão requeridas um mínimo de 300 horas de estudos em grupo.

4- Estágio
O estágio, em si, é um grande facilitador da prática na formação profissional. O IAMPSIT, Ajudara o futuro Psicanalista a compor com pacientes após ter cumprido metade do curso e estiver com as analises em dias atestada pelo Psicanalista responsável 40 horas de estagio clínico comprovado.

5- Supervisão
O atendimento analítico é diferenciado de qualquer outra terapia, pois lida-se com conteúdos inconscientes. O atendimento analítico exige: ética, postura, escuta analítica e conhecimento da teoria. Ao iniciar os atendimentos relativos ao estágio, o aluno deverá escolher um analista que fará a supervisão destes atendimentos. A supervisão é imprescindível e garante ao aluno apoio e segurança para o início e continuidade dos atendimentos, além de garantir Os alunos deverão cumprir 40 horas de supervisão individual.

6- seminário em grupo
100 horas de seminário em grupo.


7-Horas de Seminário
Ao final do curso o aluno deverá apresentar comprovante de 200 horas de participação em Palestras, seminários, Congressos, etc. As atividades extracurriculares poderão ser divididas em:
Entrega de trabalho especificando o evento e relacionando-o à teoria analítica.

8- Monografia
Ao final do curso o aluno deverá apresentar uma monografia. Um dos professores de Metodologia Científica, que fazem parte do corpo docente da IAMPSIT, fará as orientações metodológicas do trabalho. Caberá ao aluno escolher o analista que o auxiliará quanto ao tema, conteúdo e desenvolvimento do trabalho. Serão convidados alguns professores do IAMPSIT e alguns professores de outras Instituições, que irão avaliar o trabalho escrito e a apresentação.



9-Entrega de certificado
O certificado de Conclusão do curso somente será entregue após serem cumpridos todos os requisitos:
75 % de freqüência às aulas em cada módulo.
A carga horária total de aulas é de 600 horas PRESENCIAIS.
60 horas de análise pessoal
300 horas de estudos em grupo.

40 horas de estagio clínico comprovado.

40 horas de supervisão individual.

200 horas de participação em Palestras, seminários, Congressos, etc.

100 horas de Seminário em grupo

TOTAL DE CARGORÁRIA DO CURSO – 1.340 hrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário